A constante busca por novas técnicas de ensino que possam facilitar e proporcionar um maior engajamento por parte dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem tem feito com que professores utilizem algumas atividades lúdicas em sala de aula. Tania Ramos Fortuna em seu artigo “Formando professores na universidade para brincar”, publicado no livro “A ludicidade como ciência”, diz que “o desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento”.
O Brasil tornou-se pioneiro na utilização dos jogos de interpretação (RPG – role-playing game) como metodologia de ensino. Devido à sua essência lúdica, além de características que vão ao encontro da opinião de Tania Ramos Fortuna citada anteriormente, a prática do RPG na sala de aula tem mostrado resultados positivos e animadores.
Este portal é fruto de um trabalho de pesquisa e da prática do RPG na sala de aula. Temos como objetivo operar como ponto de encontro para os professores sanarem suas dúvidas e trocarem experiências, ampliando, assim, o grupo de profissionais que utilizam os role-playing games como ferramenta pedagógica.